Imagine que coloca 2 balas na câmara de uma pistola, roda o tambor e dispara sobre a sua cabeça. A este jogo chama-se roleta russa. O tambor da sua pistola tem 6 câmaras e a pergunta é a seguinte: após disparar uma vez, deve rodar novamente o tambor antes do segundo disparo ou não? E se as duas balas forem colocadas uma junto da outra, deve rodar a câmara ou não no segundo tiro?

 

 

 

Analisemos o primeiro caso, em que as duas balas não são colocadas juntas. A probabilidade de sobreviver ao primeiro disparo, neste caso, é a seguinte:

Psobreviver=2/6=1/3=0,6666

Então se rodarmos o tambor a probabilidade de sobreviver é de 66%. E se não rodarmos o tambor? Neste caso

Psobreviver=2/5=0,4

Repare que é 2/5 porque já gastámos uma posição sem bala para o primeiro tiro, certo? Assim, podemos concluir que neste caso deveríamos sempre rodar o tambor antes do segundo tiro, porque as probabilidades de sobrevivermos são maiores (66% em comparação com 40%)

E no caso das duas balas serem colocadas uma seguida da outra a câmara? 

No primeiro tiro a probabilidade de sobreviver é a mesma do caso anterior 66%, nada de diferente se passa, mas quanto ao segundo tiro? Se rodarmos o tambor temos sempre a probabilidade de sobreviver de 66% mas e se não rodarmos o tambor e se dispararmos a bala seguinte? Repare que neste caso só podemos morrer por causa de uma bala ( tambor só roda numa direção) e então a segunda bala comporta-se como inofensiva para as nossas contas. Neste caso a probabilidade de sobrevivermos à segunda bala será de

Psobreviver=4/5, ou melhor a probabilidade de morrermos no segundo tiro será de 1/5 (não esqueça que as balas estão juntas).

Estão, podemos concluir que, se não rodarmos o tambor a probabilidade de sobrevivermos é de 80% por comparação com a probabilidade de 60% obtida se rodarmos o tambor. Assim neste caso, não deve rodar o tambor no segundo disparo.

 Boa sorte.

 

 

 

Free visitor tracking, live stats, counter, conversions for Joomla, Wordpress, Drupal, Magento and Prestashop