200px-B_Johannes_XXI

João XXI foi o único papa português. O seu nome foi Pedro Julião e ficou também conhecido por Pedro Hispano, porque na altura quem era oriundo da Hispânia (Portugal e Espanha) assumia o nome de Hispano. Isto vem dificultar o estudo sobre este homem porque em França, onde estudou, não era o único Pedro, nem o único Hispano. Foi Papa em 15 de Setembro de 1276 e foi Papa durante muito pouco tempo. Como morreu João XXI? Os autores dividem-se. É certo que morreu em Viterbo e que o tecto lhe caiu sobre a cabeça, agora existem as seguintes teorias:

1. O Papa quando mandou construir a sala que o vitimou insistiu à viva força que queria que a mesma fosse feita por operários e oficiais portugueses, contra todos os que o aconselhavam a escolher operários italianos, os melhores à época. Durante algum tempo foi piada falar em portugueses como construtores - em Itália - por causa deste funesto acontecimento.

2. O nosso Papa era um cientista e dedicava-se a misturar vários elementos químicos. Diziam até que se preocupava mais com estas experiências do que ser Papa. Será que as suas misturas correram mal e provocaram a explosão que o vitimou? Ou foi sabotagem? É estranho porque os papas nesta altura viveram muito pouco tempo, e morreram de causas estranhas. Fala-se até num tal Carlos de Anjou que teria grande interesse em controlar os papas e se a coisa não corresse bem...

Diz-se também que este Papa se enganou. De facto há quem assegure que este deveria ser João XX e não João XXI. Como perceber este erro tão crasso? De facto argumenta-se que escolheu João XXI para honrar a papisa Joana, a qual a igreja nunca reconheceu (a história desta papisa está em livro e pode ser comprada a preço bem módico em http://lopezio.com). Se assim foi é de se lhe tirar o chapéu.

Diz-se também que foi o único Papa português. De facto, julgo que pelos anos 800, foi Papa um senhor oriundo da região de Guimarães. Mas é verdade que por estes anos ainda não existia Portugal, como país, e portanto é certo que este possa ser chamado o único Papa português.

Uma última palavra para João Soares enquanto presidente da Câmara de Lisboa. Convidado a visitar o Vaticano foi visitar o local onde todos os papas jazem (se calhar nem todos em descanso eterno). Deparou com a sepultura do nosso Papa num sitio muito mau (atrás de uma porta se bem recordo) e com sinais de desmazelo. Providenciou para que o nosso Papa fosse transladado para um sitio mais nobre.

Free visitor tracking, live stats, counter, conversions for Joomla, Wordpress, Drupal, Magento and Prestashop