Aproveitando um sábado chuvoso deitei ombros a um projeto que tinha em mente faz tempo: fazer um programa que possa gravar som de uma página web. Da mesma forma se pode dizer que se trata de um programa que grava a partir da placa de som do PC e não do microfone. Não é fácil encontrar um programa com estas caraterísticas até porque eu iria necessitar que o programa possa iniciar sozinho a determinada hora do dia e iniciar a gravação automaticamente, sem qualquer intervenção do utilizador. Desta forma seria possível instruir o programa para que iniciasse a uma determinada hora, abrisse um qualquer página web e começasse sozinho a gravação. Não é fácil! Todos os programas que encontramos requerem que o utilizador pressione o botão REC para iniciar a gravação. 

A minha ideia era poder gravar um programa de rádio na web (recomendo o paixões cruzadas na Antena 1) ou um qualquer podcast diretamente para o PC. Sabendo a que horas o programa se inicia poderia usar o Task Scheduler do windows para que o programa fosse iniciado a uma determinada hora, iniciasse a gravação do programa durante o tempo que entender (esse tempo pode ser configurado diretamente no programa) e ao fim do tempo terminasse.

A linguagem de programação utilizada foi o Delphi, versão 7. Trata-se de uma versão de Agosto de 2002, como se pode confirmar no site, mas que incrivelmente tem tudo quanto necessitamos e por isso não somos obrigados a utilizar versões mais atuais do programa.

 Como descobri à minha custa o problema maior não estava propriamente na programação mas sim numa configuração do windows que me fez perder algumas horas. A pergunta de um milhão de dólares é a seguinte: Porque é que quando gravamos som no windows, com o Sound Recorder, o programa vai buscar a entrada do microfone e não o conteúdo da placa de som?  A razão chama-se Stereo Mix. Se este programa não estiver instalado pode descarregá-lo aqui na Realtek. Após a instalação do programa, escolha a versão 32 ou 64 bits consoante o caso (pode saber a sua versão fazendo menu iniciar, botão direita sobre computador) e se selecionar agora Recording Devices no seu pc já tem a opção StereoMix. Deve configurar o StereoMix como default device. Se tudo correr bem deve ter algo como a imagem seguinte:

 

Isto nada mais faz do que instruir o windows a ir buscar os sons à placa de som e não ao microfone. A partir de agora se usar o Sound Recorder do windows e gravar um qualquer som a partir de uma página web (youtube, por exemplo) a gravação será feita a partir da placa de som e não do microfone e por isso é possível neste altura gravar o conteúdo de uma página web. 

A partir daqui a tarefa ficou mais fácil e o programa RecFromWeb foi concluído.

Carateristicas do programa RecFromWeb:

Record From Web

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O programa pode ser descarregado- é de uso livre- mas tem a seguinte limitação: grava apenas um minuto de som. Esta limitação surge para proteger o utilizador que, por falta de experiência ou distração, se esqueça do programa a gravar e venha a criar um ficheiro muito grande dentro do pc. O programa grava em formato wav e como é sabido, cada minuto de som neste formato ocupa algo como 500kb. O programa quando inicia abre uma música no youtbe e a partir dessa altura basta clicar no botão gravar para iniciar a gravação. Após os 60 seg o programa pára e é pedido ao utilizador o nome do ficheiro wav a criar (por defeito é o musica.wav).

Conclusão:

O facto do formato da gravação ser wav não é muito saudável porque este formado produz ficheiros de maiores dimensões que o mp3, sem que a diferença de qualidade do som o justifique.

É relativamente fácil fazer a conversão do ficheiro wav em mp3, usando o Delphi por exemplo, mas o ficheiro wav terá que se ser sempre criado. 

É necessário um ficheiro wav, vazio, porque a gravação funciona da seguinte forma: é como se o ficheiro wav fosse sendo enchido com a música e não há produção de um ficheiro novo. Bem sei que é estranho este comportamento mas é assim que as coisas funcionam, por isso a inclusão de um ficheiro wav no ficheiro zip do programa.

 Não sei se a culpa é do meu portátil mas notei alguma perda de qualidade de som com a utilização do StereoMix.

Pode descarregar o programa aqui

.

 

 

 

Free visitor tracking, live stats, counter, conversions for Joomla, Wordpress, Drupal, Magento and Prestashop