Cada vez mais o contato com clientes e amigos passa por SMS e não por email. O SMS apresenta várias vantagens como o facto de ser praticamente instantâneo e não ter - por enquanto - Trash list. Este último ponto é muito importante: Quantas vezes já não enviámos mensagens que  são recebidas pelo destinatário e como vão para a Trash list não são lidas? É também este um motivo forte por que interessa explorar este tipo de contato. Há duas formas de abordar esta solução: integração através de um site web (podendo ser passível de vários ataques, tendo para evitar isso que criar um sistema de login fiável, mais passwords para decorar etc..) ou através de um sistema local que reside no seu pc, ou em qualquer dispositivo capaz de ler um ficheiro de Excel. Criei assim uma aplicação para Excel que permite enviar SMS, guardar mensagens padrão e guardar os destinatários para posterior envio de SMS. 

O primeiro passo é a escolha de um SMS gateway ou seja uma entidade que trata do envio dos SMS às operadoras para serem entregues no destinatário. Pelas muitas pesquisas e contatos que realizei pareceu-me interessante o SMSBulk (acesse através de http://smsbulk.com.pt) . Aquando da inscrição oferecem um crédito de 1€ para envio de SMS.

Agradeço-lhe quando se registar neste site que indique na opção

"Como Conheceu Este Serviço" com a opção "Convite de Utilizador do Serviço" e depois preencher com o email -  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 Quando se inscreve em smsbulk.com.pt obtém uma password  e um id. Ambos são fundamentais para testar o programa, por isso se não tem esses elementos não pode testar o programa. O funcionamento do programa é muito fácil e pode ser entendido na imagem seguinte:

Como já foi referido o SMSBuls e uidSMSBulk são códigos fornecidos pelo serviço SMSBULK.com.pt . Para testar este programa é necessário que tenha estes códigos.

Se o contato para quem quer enviar o SMS for um novo contato deve escrever o seu Nome e Telemóvel nas caixas correspondentes que estes elementos serão guardados para futuras utilizações. Caso seja um contato já existente pode pesquisá-lo na caixa Pesquisar, bastando para isso introduzir qualquer parte do nome. A mensagem pode ser escrita na primeira caixa e antes de clicar no botão enviar deve escolher Converter SMS. Este botão o que vai fazer é converter a sua mensagem para ser enviada num SMS.

O programa pode ser descarregado aqui.

Free visitor tracking, live stats, counter, conversions for Joomla, Wordpress, Drupal, Magento and Prestashop